Cultura da inovação: Como ela deve ser implementada no seu negocio?

18/10/2018
Por cbbr
cultura da inovação

A cultura da inovação é falada há certo tempo. Suas vantagens são reais e totalmente tangíveis, mas o que falta para que sua empresa tenha a inovação como realidade?

Nesse conteúdo completo, você vai saber como implementar a cultura da inovação em qualquer empresa. Além de saber a sua importância e as melhores dicas de como implanta-la. Acompanhe tudo até o final, não perca um detalhe!

O que é a cultura da inovação?

o que é cultura da inovação

A cultura da inovação é cultivada pelos lideres das empresas com o objetivo de nutrir o pensamento pouco ortodoxo e a aplicação da inovação na organização. Para ter uma cultura da inovação inserida da forma correta em sua empresa, é preciso saber que essa cultura vem de qualquer pessoa da empresa, não apenas dos líderes, como muitos pensam.

A cultura da inovação é abrangente, a sua definição foi feita de muitas formas diferentes, mas alguns pontos são comuns por muitos deles. O mais importante de todos é a inovação, que é perfeita para as empresas que visam mudar seus processos tradicionais para processos digitalizados e mais modernos. Ir para o mundo digital é a melhor forma de dar o primeiro passo para se inserir na cultura da inovação.

Porque o seu negócio precisa implementar a cultura da inovação?

Conquistar o status de uma empresa com cultura inovadora é o que todo gestor espera. Por isso, você vai acompanhar agora 7 tópicos que mostram de forma clara porque a sua empresa precisa implementar a cultura da inovação.

#1- Engajamento da equipe no batimento de metas

engajamento da equipe

O investimento em inovação contribui diretamente nos funcionários, pois interfere nas funções que os mesmos executam. Todo ambiente de trabalho, nada mais é que um lugar para a execução das tarefas, quando elas podem ser feitas de formas mais rápidas e fáceis, toda a equipe é beneficiada.

Um passo essencial é disseminar a cultura da inovação entre todos os funcionários. Não apenas apresentar a ideia, mas também criar canais de comunicação para que eles possam mostrar sugestões nos processos realizados em cada setor. O resultado é um time mais satisfeito e integrado, com muito mais produtividade para entender os objetivos e bater as metas, dessa forma, a realização de toda e qualquer atividade é feita com mais atenção e mais foco no resultado.

#2- Aumento da satisfação dos clientes

Um ambiente onde a cultura da inovação está devidamente implementada, torna o convívio muito mais agradável para os funcionários. O nível de estresse diminui e o que fica em evidencia é a satisfação dessas pessoas.

O funcionário quando percebe a valorização da sua opinião para com a empresa, se sente mais feliz e satisfeito. Ele vê que a empresa se preocupa com cada um e que sua participação é importante como a de todas as outras pessoas.

#3- Melhora nos processos internos

A melhora dos processos está totalmente ligada ao profissional que executa esse processo. Melhorando a sua situação dentro da empresa e deixando-o mais feliz, consequentemente, os processos se tornam mais rápidos e fáceis de serem executados.

Por melhor que seja a qualificação do gestor, apenas o olhar do funcionário que está trabalhando diretamente naquela função pode sugerir melhorias. Por isso, um ambiente de trabalho inovador, incentiva a melhoria em todos os âmbitos empresariais.

#4- Colabora com o crescimento da empresa

As empresas preocupadas com inovação são as que mais crescem no Brasil. Os índices de faturamento são os que mais crescem no Brasil, significativamente maior do que outras empresas do mesmo ramo que não pensam em inovar os seus processos.

#5- Facilita a implementação de novas tecnologias

Para ter uma expansão nos negócios, é preciso usar a tecnologia a seu favor. Para que isso seja possível, é preciso que a implementação da cultura da inovação, na qual todos contribuem com a busca de ferramentas para otimizar as atividades na empresa.

Um bom exemplo são softwares mais eficientes para gerenciar setores de TI, reduzindo custos e otimizando processos. Apenas com a cultura da inovação, é possível a introdução de novas tecnologias.

#6- Capacita os funcionários da empresa

A inovação traz uma maior capacitação dos funcionários de qualquer empresa, pois com as melhorias nos processos e ferramentas, exige que os operadores das mesmas sejam treinados com frequência. Dessa forma, sendo capacitados para exercer novas funções.

O grande vencedor nesse ciclo, é a própria empresa, porque consegue uma valorização melhor do funcionário e um ganho bem maior em produtividade.

#7- Obtém respostas mais assertivas para eventuais problemas

Problemas com produtividade são comuns em todas as empresas, é impossível fugir de imprevistos, e ignorar o problema é a pior opção. Por mais organizada que seja a sua empresa, problemas acontecem. Entretanto, com sistemas operacionais avançados, esses problemas são facilmente solucionados.

Como implementar a cultura da inovação

como implementar

Agora que você já saber porque deve implementar a cultura da inovação na sua empresa, agora você vai saber como implementa-la. Não basta desejar soluções inovadoras se o ambiente de trabalho não está propicio para receber a cultura da inovação.

  • Alinhamento dos valores

Se sua empresa tem valores muito conservadores, que já estão muito inseridos na cultura organizacional e estrutura da empresa, existirá uma grande dificuldade de implementar processos inovadores. Para que seja possível intrudir uma mentalidade totalmente inovadora, é preciso mudar a filosofia já consolidada. Mas será que é fácil fazer isso?

Para que isso seja executado da melhor forma, a primeira coisa a se fazer é alinhar os valores da empresa com os objetivos, ou seja, planejar como se dará a mudança em todos os setores e áreas da empresa. É de bom tom incluir nesse planejamento desde os conceitos mais básicos até a missão e os valores da empresa. Todos os processos internos devem ser revistos, até definir um proposito que justifique a existência da empresa, para então ir transformando gradativamente a forma de pensar dos colaboradores.

  • A inovação vem de cima

É indispensável que os funcionários pensem e ajam conforme o proposito da cultura da inovação, mas isso não é tudo. Ao aplicar essa cultura na pratica, as ações devem começar da mais alta liderança e passando de cargo em cargo até que todos estejam devidamente inseridos na cultura.

  • É preciso criar o melhor ambiente

Se uma empresa procura aplicar uma cultura inovadora, mas possui gestores muito rígidos e/ou funcionários que não respeitam as regras e consequentemente, são punidos. Essas atitudes não incentivam a inovação.

Somente por meio de condutas que incentivam o desenvolvimento individual do funcionário, a empresa começa a tornar o ambiente estimulante para que ele seja peça fundamental para sugerir novas possibilidades no seu setor e na empresa como um todo. Além disso, a organização deve estimular a troca de informação entre os colegas. Com essas informações é possível pensar de forma inovadora e tomar decisões que estejam alinhadas com a cultura inovadora.

Leia Mais:

3 simples ferramentas para implementar a cultura da inovação na sua empresa

Antes de tirar aquela ideia sensacional do papel e pensar no impacto da cultural da inovação na experiencia do cliente, é preciso testar, substituir regras e processos antigos e arriscar novas ideias. Mas para isso, existem ferramentas para que soluções simples e inteligentes surjam, garantindo o crescimento da empresa.

Design Thinking

O design thinking é uma técnica que estimula a solução de problemas de modo mais colaborativo, onde a necessidade de todos os envolvidos seja levada em consideração. O principal objetivo é fazer um total mapeamento da experiencia vivida pelos consumidores, focando na compreensão da sua visão de mundo. Sensações e todas as perspectivas envolvidas. O alvo é gerar alternativas positivas e alcançar níveis de satisfação, com base no conhecimento de suas necessidades e anseios. Os cinco passos fundamentais no design thinking são: Identificação, definição, idealização, prototipagem e teste.

Mapa de empatia

Esta ferramenta também é visual, e de certa forma, faz parte da mesma linha de pensamento do design thinking. A premissa do mapa de empatia é a criação de uma persona. O foco é conhecer melhor o cliente a partir de uma definição de uma imagem detalhada. Essa imagem entrega detalhes importantes da sua personalidade, através de inúmeras características.

Para que o mapa mental seja montado de forma correta, é preciso responder algumas perguntas sobre a persona. A partir dessas perguntas a seguir, será possível testar e corrigir possíveis erros, até encontrar o perfil ideal do cliente. Possíveis perguntas: O que ouve? O que vê? O que pensa? O que sente? Quais as suas dores? O que fala? Quais as suas necessidades?

5W2H: Cultura de inovação na prática

Para que a cultura da inovação seja aplicada com eficiência e produtividade, é de suma importância fazer um checklist de tudo que pode dar vida ao projeto. A ferramenta 5W2H tem como base o conhecimento das respostas para perguntas essenciais a uma melhor implementação da cultura da inovação, criando um plano de ação claro e objetivo. O 5W2h se divide da seguinte forma:

5W:

  • What (O que?)
  • Why (Por que?)
  • Where (Onde?)
  • When (Quando?)
  • Who (Quem?)

2H:

  • How (Como?)
  • How much (Quanto?)

Ideias inovadoras: 4 dicas infalíveis

ideias originais

Se tem alguém que pode fornecer as melhores ideias para uma empresa, são os seus colaboradores. Essas pessoas estão diariamente na linha de frente da empresa, as vezes atendendo cliente, ou trabalhando nos processos mais detalhados, ou até explorando novos mercados e enfrentando a concorrência.

As empresas que obtiveram mais sucesso em uma implementação da cultura de inovação, tem como estratégia principal aproveitar as energias criativas e insights dos seus funcionários. Para que todo esse ciclo aconteça de forma natural, os funcionários não devem ser treinados apenas para executar suas funções diárias, mas também para pensar além, pensar em possíveis inovações. Um funcionário quando está inserido na cultura da inovação, consegue perceber ativamente os problemas e busca rapidamente soluções para eles.

Dica 1. Funcionários da linha de frente conseguem perceber melhor problemas e oportunidades de forma mais eficaz que gestores e diretores.

Os lideres da empresa tem acesos a diversos indicadores da organização. Dessa forma, conseguem identificar os principais desafios que a empresa tem para enfrentar. Porém, eles não conseguem observar detalhes que acontecem longe de seus olhos e que geralmente não são simples números. Apenas colaboradores da linha de frente são capazes de analisar com exatidão e prever soluções para os tais desafios.

Dica 2. A maioria das ideias possuem baixo custo de implementação

Um dos principais problemas da implementação da inovação é que se fala muito, porém com pouca ação. na maioria dos casos, isso acontece porque são criadas iniciativas grandiosas com equipes dedicadas à essa missão de inovar e delas, espera-se muito, como se tudo fosse melhorar em um passe de mágica.

Mas pensando da forma correta, quando as responsabilidades são passadas para os funcionários da linha de frente, as soluções encontradas são muito mais simples. Isso porque essas pessoas conhecem a fundo o processo no qual trabalham todos os dias ou entendem perfeitamente como o cliente da empresa pensa.

Dica 3. As ideias impactam diretamente em aspectos intangíveis do negócio

Independente dos processos e ferramentas, os negócios são feitos entre pessoas. Resultados tangíveis são muitas vezes obtidos devido a aspectos intangíveis do negócio, como por exemplo: Entendimento assertivo das necessidades do cliente e a qualidade de atendimento. No entanto, esses detalhes são praticamente impossíveis de serem percebidos para quem está no alto escalão da empresa. Enquanto são rapidamente percebidos pelos colaboradores da linha de frente.

Dica 4. Fornece ao negócio uma perspectiva incrível dos funcionários sobre as potencialidades dos clientes.

As inúmeras soluções que vem surgindo através da equipe de linha de frente, podem tornar uma fonte inesgotável de ideias inovadoras. Isso transforma qualquer equipe capaz de sentir dificuldades dos clientes e se engajar a partir de uma perspectiva única. Ou seja, as soluções dos principais problemas da empresa estão dentro da própria empresa.

Não ficaram dúvidas sobre a implementação da cultura da inovação na sua empresa. Agora basta colocar em prática. Esse valioso conteúdo merece ser compartilhado com seus amigos, não acha? Marque dois amigos nos comentários!

Cultura da inovação: Como ela deve ser implementada no seu negocio?
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *