10 formas de se manter à frente da concorrência

21/03/2022
Por cbbr
concorrência

A concorrência nos negócios pode ser acirrada, especialmente em mercados em rápida evolução, onde os clientes costumam fazer compras.

1. Conheça a sua concorrência.

Saiba quem são seus concorrentes, o que eles estão oferecendo e quais são os seus pontos fortes e fracos. Isso identificará as áreas em que você precisa competir e fornecerá uma plataforma para se diferenciar.

Onde outras empresas estão se saindo melhor do que você, o que você pode aprender com elas? Onde a concorrência é mais fraca, o que você deve fazer para aproveitar ao máximo a oportunidade?

2. Conheça seus clientes

Você está competindo para atrair e reter clientes – então você precisa entender o que seus clientes (e potenciais clientes) valorizam.

As expectativas dos clientes podem mudar drasticamente. Descubra o que importa para seus clientes agora – é um preço mais baixo, um serviço premium ou os produtos mais recentes?

Use o que você sabe sobre seus clientes existentes para entender melhor quais tipos de clientes acham sua oferta mais atraente. Isso ajuda você a definir seu mercado-alvo e os segmentos de mercado em que você é mais competitivo.

3. Tenha todas as suas informações em um só lugar.

Os sistemas CRM dedicados permitem que você junte seus dados de vendas e marketing com outros registros, como contas, manutenção de estoque e entrega. Dessa forma, você pode saber tudo sobre as transações de um cliente com sua empresa – desde se seus produtos chegaram a tempo até se está atrasado – ajudando você a fornecer comunicações e serviços mais eficientes e personalizados.

O melhor software CRM para sua empresa depende de quais são suas necessidades específicas. Por exemplo, você pode estar focado no marketing para novos leads de vendas ou na construção de relacionamentos com seus clientes mais importantes e garantir que você ofereça um serviço de qualidade. Os pacotes mais sofisticados oferecem ferramentas avançadas de análise e automação, o que pode ser particularmente útil se você estiver tentando gerenciar um grande número de contatos.

4. Diferencie-se dos concorrentes.

É essencial dar aos seus clientes boas razões para vir até você em vez de um rival. Desenvolva um ponto de venda exclusivo (PVU) que aproveite o que os clientes querem. Deve ser claro e óbvio – ninguém deve ter que perguntar o que o torna diferente.

Diferenciar-se da concorrência facilita a promoção do seu negócio. Você pode conquistar clientes por causa do que há de especial em sua oferta, em vez de competir no preço.

5. Melhore o seu marketing.

Faça mais esforço para dizer às pessoas quem você é, o que você vende e por que elas devem comprar de você. Não precisa ser caro – ideias promocionais econômicas incluem tudo, desde folhetos até campanhas nas mídias sociais.

Procure unir tudo em uma campanha de marketing sustentada, onde você está constantemente divulgando as mesmas mensagens-chave para seus clientes-alvo. Ao fazer isso, você ajuda os clientes a obter uma imagem mais clara do que você pode oferecer e como você é melhor do que a concorrência. E você torna mais provável que os clientes vejam seu marketing ou se lembrem de você quando estiverem prontos para fazer uma compra.

6. Atualize sua imagem.

Passos simples, como pintar a frente de suas instalações, podem fazer com que seu negócio pareça mais moderno e convidativo. Veja seus cartões de visita, presença nas redes sociais, seu site, embalagens de marca e assim por diante. Sua imagem reflete sua PVU?

Com o tempo, sua imagem pode facilmente ficar desatualizada, à medida que os clientes mudam o que procuram e os concorrentes melhoram. As coisas parecem novas e emocionantes, ou seu negócio está ficando cansado? Sua imagem ainda reflete como você quer que os clientes pensem em você agora?

7. Cuide de seus clientes existentes.

Pode ser fácil tomar clientes fiéis como garantidos, mas eles serão o mercado-alvo de seus concorrentes. Não dê aos seus clientes uma razão para procurar fornecedores alternativos.

Melhore o atendimento ao cliente respondendo melhor às suas necessidades e expectativas. Considere oferecer extras de baixo custo, como melhores condições de crédito, descontos ou esquemas de fidelidade. É mais barato e mais fácil manter os clientes existentes do que encontrar novos.

8. Mire novos mercados.

Vender para novos mercados pode aumentar sua base de clientes e diluir o seu risco. Existem outros clientes potenciais semelhantes ao seu mercado-alvo existente? Você poderia alcançar um público mais amplo vendendo online ou no exterior?

Certifique-se de adaptar sua oferta a cada segmento de mercado diferente. Não assuma que o que funcionou com seus clientes existentes é necessariamente a melhor abordagem. Certifique-se de entender o que os diferentes grupos de clientes realmente querem, o que a concorrência está oferecendo atualmente e como você pode conquistar seus negócios.

9. Seja o melhor empregador.

Funcionários qualificados e motivados sustentam negócios vibrantes e em crescimento. Atraí-los significa mais do que pagar um salário competitivo. Muitas vezes, as pessoas ficam mais impressionadas com um bom ambiente de trabalho e com benefícios como o trabalho flexível e o desenvolvimento estruturado da carreira.

Funcionários motivados se esforçam mais para garantir que os clientes estejam satisfeitos. E os clientes respondem ao lidar com pessoas que têm uma atitude positiva sobre o negócio para o qual trabalham.

10. Olhe para o futuro.

As empresas que planejam crescer são mais bem-sucedidas do que aquelas que ficam paradas. Acompanhe os desenvolvimentos em seu setor, acompanhe as tendências de consumo, invista em novas tecnologias. Tenha uma ideia clara de onde você quer estar em um, três e cinco anos.

Outras empresas melhorarão continuamente o que oferecem. Você precisa fazer o mesmo se você vai ficar um passo à frente da concorrência.

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