Código de Barras Online: O Que É e Quais as Vantagens

25/09/2019
Por cbbr
código de barras online

Código de barras online são um derivado do termo em inglês barcode online que é a denominação de imagens únicas com caracteres que podem conter um conjunto de números ou letras. A imagem do código de barras é composto por barras de diferentes espessuras na cor preta geralmente intercalados por espaços brancos.

Os códigos de barras estão presentes em nosso cotidiano há décadas, não é mesmo? E apesar de muitos acreditarem que eles seriam substituídos, eles ainda imperam como solução para o comércio de produtos!

Mas você sabe exatamente o que são, quais são os benefícios e como funcionam os códigos de barras online? Ter as respostas para estas perguntas é fundamental, afinal, vê-los nos produtos não é o suficiente para entender a importância destes códigos.

O código de barras revolucionou a vida de todos os membros da sociedade. Através dele o atendimento nos comércios melhorou bastante, assim como, ele tornou a vida dos comerciantes muito mais fácil.

E o código de barras online também facilita muito as operações logísticas e comerciais das empresas. Por isso que é alta a procura por geradores e leitores de códigos de barras.

Quer entender mais sobre o funcionamento dos códigos de barras online, o que são e quais as vantagens? Aproveite agora mesmo o conteúdo informativo que preparamos para você! Confira!

O Que São Códigos de Barras Online?

Todo mundo que já fez uma compra em um estabelecimento comercial, provavelmente, teve contato com o código de barras dos produtos, certo? Eles estão presentes na maioria das mercadorias e possuem diversos tipos e combinações.

Cada item presente na representação gráfica e de caracteres do código de barras carrega uma informação. Sendo assim, o código de barras disponibiliza informações extremamente importantes para aumentar o controle e rastreabilidade dos produtos.

Além disso, ele torna as vendas mais fáceis e contribui imensamente para as etapas do setor logístico de sua empresa. Dessa forma, neste artigo, você conhecerá todas as vantagens dos códigos de barras.

No entanto, antes de partirmos para as vantagens, conheça agora mesmo quais são os tipos de códigos de barras mais utilizados!

Tipos de Códigos de Barras

mulher lendo código de barras

Existem diversos tipos de códigos de barras, alguns são mais utilizados no comércio, sendo que outros são mais usados no setor logístico das empresas. Os diferentes tipos de códigos variam também em relação à quantidade de caracteres, informações e tipos de gráficos.

No comércio os tipos de códigos de barras mais comuns são o EAN-13, também conhecido por GTIN-13, e o UPC, também chamado de Código Universal de produtos. Já para a venda de livros e revistas também é amplamente utilizado o código ISBN.

Estes não são os únicos códigos disponíveis, há também vários outros como o Code 93, Code 11, Code 39, Codabar, EAN-8, Code 128 e Data Matrix. O código mais utilizado em caixas e embalagens presentes nos processos logísticos é o DUN-14 ou ITF-14.

Atualmente um tipo de código de barras que vêm sendo cada vez mais utilizado é o QR Code. O QR code pode ser gerado online e lido por diversos dispositivos com câmera e software decodificador instalado no aparelho.

Qual a Diferença Entre o Código de Barras Comum e o QR Code?

O QR Code ou, Código de Resposta Rápida, é considerado uma evolução do código de barras comum. Nele, as informações são ordenadas em duas dimensões, ou seja ele é 2D, dessa forma, ele pode armazenar até 100 vezes mais caracteres do que o código de 1D.

A representação gráfica do código de barras comum é bastante diferente da representação do QR Code. No código de barras há faixas com diferentes espessuras e espaçamentos, elas variam entre claras e escuras. Além disso, também existe um conjunto de caracteres.

Já o código QR é composto por quadrados de diferentes tamanhos com códigos e caracteres codificados. No gráfico do QR Code é possível armazenar muito mais dados do que no código de barras tradicional.

Os QR Codes possuem alta capacidade de armazenamento, confira abaixo:

  • Alfa-numérico: 4.296
  • Numéricos: 7.089
  • Binário (8 bits): 2.953
  • Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

Como Funciona o Código de Barras?

homem com café e laptop

O código de barras carrega muitas informações sobre os produtos e distribuidores. Nele, é possível ter acesso à dados como tipo e origem do produto, lote e informações sobre o fabricante.

Em códigos de barras online como o QR Code, você pode adicionar ainda mais informações nas representações gráficas. É possível adicionar conteúdo de texto, link, localização GPS e contatos como endereço de e-mail, número de telefone e SMS.

Todos os tipos de códigos de barras precisam de um leitor de código de barras com laser ou de uma câmera com software leitor de código de barras instalado no dispositivo. A leitura ocorre ao apontar a câmera ou o leitor para o código.

Dessa forma, o software identifica as espessuras das barras e o conjunto de caracteres. Quando lido por um laser, ele incide uma luz em cima das barras e elas refletem essa luz para um sensor que possibilita sua decodificação.

Já no caso da leitura por câmera, o software identifica as espessuras das barras, tipos de quadrados e caracteres. Através desse escaneamento é possível decodificar as informações presentes nos códigos.

Portanto, de uma maneira bastante fácil e rápida você pode acessar as informações presentes nos códigos de barras online e implementá-los em seus produtos contribui para as suas operações de marketing, logística e comercial.

Quais as Vantagens dos Códigos de Barras?

A utilização de código de barras online em seus produtos de e-commerce pode ser a responsável pelo sucesso de seu negócio. Afinal, ele otimiza diversas etapas presentes no seu comércio e contribui com o fácil acesso às informações mais exatas sobre os produtos.

Com o código de barras online você pode acompanhar, rastrear e controlar os produtos de sua cadeia de suprimentos mais facilmente. Sua utilização contribui muito para o inventário de estoque, pois as informações podem ser atualizadas rapidamente e periodicamente.

O código de barras possibilita que todos os colaboradores mantenham as entradas e saídas de produtos registradas e atualizadas. Com o código, a localização do produto é disponibilizada, tornando o processo mais ágil e sua empresa mais produtiva.

Ao utilizar códigos de barras em seus produtos você não só otimizará seus processos logísticos, mas também, melhorará seu relacionamento com seus clientes. É possível criar ações de marketing ou até mesmo garantir uma venda com entrega mais rápida.

Devido ao fato dos códigos de barras transmitirem dados bem mais precisos do que os provenientes de controles manuais, sua empresa diminuirá os custos com falhas e erros de estoque. Dessa forma, é possível aumentar seu lucro e fazer sua empresa decolar!

História do Código de Barras

qr code

Para começar abordaremos a história do código de barras para que você possa entender com qual finalidade ele foi inventado. Então, conheça agora mesmo a origem do código de barras comum e aprenda sobre algumas de suas transformações!

Origem do Código de Barras Comum

O código de barras online tem sua origem datada no ano de 1948. Ele foi criado pelos estudantes Bernard Silver e Norman Joseph Woodland após um deles ter escutado uma conversa entre o dono de uma rede de supermercados e o diretor do Instituto de Tecnologia Drexel.

Na conversa que foi ouvida por Bernard Silver, o dono da rede de supermercados pediu para o diretor do Instituto que ele fizesse um novo mecanismo que o ajudasse a controlar de forma automatizada os produtos que entravam e saiam de suas lojas.

Sendo assim, após Bernard comentar com Norman sobre a conversa que escutou, Norman passou a trabalhar em uma solução que originou o sistema de código de barras. Então, no dia 20 de outubro de 1949 os dois fizeram o pedido de patenteamento.

Portanto, o código único foi criado com o propósito de melhorar a etiquetagem de mercadorias, otimizar e aumentar a produtividade comercial.

Criação do Leitor de Código de Barras e Alteração na Aparência do Código

leitor de qr code

Foram os estudantes Bernard Silver e Norman Joseph Woodland que também criaram o primeiro leitor de código de barras. Após criarem o leitor, os estudantes venderam a ideia para a Philco, em 1962. Sendo que, posteriormente, a Philco revendeu-a para a RCA.

Como a primeira demonstração pública do código apresentou falhas na leitura, Woodland e a IBM inventaram uma nova aparência para o código de barras, com linhas verticais de diferentes espessuras. Dessa forma, o código ganhou a aparência que conhecemos hoje.

O primeiro produto com a nova aparência de código foi testado pela primeira vez no dia 26 de junho de 1974, em um supermercado em Troy, Ohio. No Brasil, o Código Nacional de Produtos começou a ser utilizado formalmente em 29 de novembro de 1984.

Criação do QR Code

O código bidimensional QR Code foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. O código QR foi criado com a intenção de facilitar a identificação e catalogação das peças na produção de veículos.

Apesar da empresa Denso-Wave possuir os direitos de patente do código, ela decidiu não utilizá-los. Sendo assim, desde 1994 o uso de QR Code é livre de qualquer licença e utilizado para diversas finalidades.

Ficou com mais dúvidas sobre os códigos de barras online? Deixe nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *