Como Gerar Código de Barras

Diferenças entre gerar código de barras ou comprar um código de barras

gerar código de barras

Programas para gerar código de barras servem para criar um código de barras a partir de uma cadeia de dígitos e/ou caracteres, mas não rastreiam o banco de dados global de todos os números de códigos de barras emitidos. Você compra um código de barras de uma empresa de código de barras confiável como a nossa para adquirir um número de código de barras autêntico e nunca usado.

Isso garante que produtos diferentes nas lojas não tenham números de códigos de barras duplicados. Como os detalhes da empresa e do produto são armazenados em um banco de dados que é mantido pela empresa de código de barras escolhida, é importante que você receba um Certificado de Propriedade do GTIN, comprovando que você realmente tem os direitos sobre esse número.

“Estou curioso e preciso que você esclareça isso para mim. Eu descobri que é possível gerar códigos de barras online de graça. O que torna o seu serviço diferente do código de barras gratuito que posso obter online? Obrigado”

Ocasionalmente, recebemos mensagens de nossos clientes perguntando sobre o papel do programa gerador de código de barras e por que eles precisam pagar por um serviço que eles podem obter de graça em outro lugar.

Este artigo detalhado cobre os principais componentes das diferenças entre gerar um código de barras, comprar um código de barras e/ou registrar um código de barras e quando você precisar usar cada um desses serviços.

Geração de código de barras

Vamos começar com o que significa gerar código de barras, então podemos esclarecer como ele difere de comprar ou registrar um código de barras.

Em seus termos mais simples, “gerar um código de barras” significa representar uma informação como uma imagem que contém barras e linhas. Como números e letras podem ser escritos de várias maneiras, desde várias décadas atrás, tentar programar um computador para entender pequenas variações nos estilos de escrita seria dispendioso, demorado e quase impossível.

Por exemplo, se tivéssemos que escrever os números 1-2-3 em fontes diferentes, poderíamos interpretar esses símbolos “1”, “2” ou “3” como números com bastante facilidade. Mas um computador só “veria” coleções de pixels em preto e branco (as informações que estão sendo transmitidas em sequência binária – mais sobre isso depois).

Embora possamos ler os números 1-2-3 rapidamente, não importa qual fonte seja usada, um scanner detectará padrões diferentes. Para que os computadores leiam as informações corretamente, os valores precisam ser padronizados em dados que possam ser lidos consistentemente por um dispositivo de digitalização.

Esse sistema precisaria ser adotado em todo o mundo para ser aceito e implementado por lojas e cadeias de suprimentos em todos os lugares. Este problema foi resolvido por um homem chamado Bernard Silver, com a introdução do código de barras.

Transformando os números em um código de barras, o dispositivo de escaneamento detectaria o mesmo padrão e, assim, produziria os mesmos números que foram escritos inicialmente. ​Para códigos de barras de produtos de varejo, eles contêm um número de 12 ou 13 dígitos (formato UPC-A ou EAN-13).

A digitalização de um código de barras em uma loja retornará o número do código de barras associado a ele, mas não contém informações sobre o produto ou preços. Em vez disso, o proprietário ou gerente da loja insere esses dados no sistema de estoque manualmente.

O scanner lê o número do código de barras e o computador corresponde a esse número com o número no banco de dados do estoque, que contém as informações sobre o produto e o preço.

Como um número é convertido em uma imagem de código de barras?

Cada número de 0 a 9 é reescrito como uma sequência binária (composta de zeros, 0s e uns, 1s). Para ajudar a informar ao scanner em qual posição os números devem ser colocados, ou seja, em que direção o código de barras deve ser lido, cada número tem dois formulários de dígito binário possíveis, dependendo de qual lado o número aparece.

Os trilhos de proteção na imagem do código de barras também auxiliam o leitor de código de barras a detectar os pontos inicial, intermediário e final do número. Esses trilhos de proteção são representados pela sequência binária 101 e 10101.

Independentemente da direção em que o código de barras é digitalizado, as barras de proteção e a sequência de numeração garantem que a imagem do código de barras seja digitalizada corretamente

Para o dígito binário “1”, uma barra completa é desenhada. Para o dígito binário “0”, é criado um espaço. Repetindo o processo para todos os números e incluindo as trilhas (espaços entre uma barra negra e outra), construímos um código de barras inteiro a partir de uma série de números.

Este sistema de reprodução de números como códigos de barras foi chamado de Universal Product Code, UPC – um número de 12 dígitos, que foi posteriormente adaptado para uso global, adicionando um terceiro dígito, agora chamado de European Article Number, EAN-13. O sistema foi regulado pela Universal Code Council, UCC, que mais tarde foi reestruturada para se tornar o que hoje é conhecida como GS1.

O banco de dados de números de códigos de barras

O software de geração de código de barras exige que você insira um número de código de barras autêntico e nunca usado. Como você sabe que o número que você está usando é um número válido emitido apenas para o seu produto e que ainda não está em circulação? Aqui é onde nós entramos…

Nossa empresa, juntamente com outras empresas e a GS1, mantém um banco de dados de todos os números de códigos de barras emitidos em todo o mundo. Isso garante que não haja códigos de barras duplicados nos produtos e que os produtos sejam emitidos com o código de barras correto para o tipo e a região.

Então, para que o software de geração de código de barras existe? Bem, a GS1 cobra um extra para criar as imagens de código de barras (barras e linhas em preto e branco), enquanto nós incluímos tudo em um preço único. Alguns códigos de barras também precisam ser redimensionados ou reprojetados (por exemplo, cores, dimensões ou ilustrações) para que o software de geração de código de barras também seja útil.

Há também software grátis de geração de código de barras para certos tipos de códigos de barras que não precisam ser mantidos em um banco de dados – por exemplo, etiquetas de código de barras para uso interno podem ser criadas dentro da empresa e não precisam de terceiros.

O software de geração de código de barras é útil quando você já possui um número de código de barras único e autêntico para o seu produto, mas não possui a imagem de código de barras ou a imagem (barras e linhas pretas e brancas).

A GS1 não emite os números do código de barras com as imagens do código de barras, eles deixam para você criá-los você mesmo. Isso pode ser um incômodo para usuários iniciantes ou clientes menos experientes. Para aqueles que querem economizar tempo e dinheiro, um revendedor de renome pode ser sua melhor opção.

Resumo das principais diferenças entre gerar um código de barras ou comprar um código de barras

Em primeiro lugar, fica claro que o software gerador de código de barras satisfaz a necessidade de criar o modelo de código de barras, já que a GS1 não fornece os modelos propriamente ditos. Em vez disso, eles são adquiridos apenas como um extra opcional que você deve solicitar separadamente durante o processo de registro.

Se você já tiver um número de código de barras exclusivo e autêntico e só precisa da imagem criada, considere adquirir um pacote de software para criar códigos de barras. Se você tiver um novo produto ou novas variações de um produto, eles precisarão de um número de código de barras atribuído especificamente a esse produto, para que não haja duplicatas no mercado.

Nesse caso, você deve abordar a GS1 ou um revendedor de códigos de barras respeitável para adquirir o(s) número(s) de código de barras.

Os códigos de barras da Códigos de Barras Brasil possuem números de códigos de barras e imagens de códigos de barras em um pacote completo, para que você tenha tudo o que precisa para codificar o seu produto com código de barras. Veja a nossa  página Comprar Código de Barras  com a tabela de preços.

Com a Códigos de Barras Brasil, você vai descobrir que o processo para gerar código de barras é seguro, fácil, rápido e eficiente. Se você precisa gerar um código de barras, a nossa empresa é a solução ideal para indivíduos, pequenas empresas ou novas empresas que querem obter códigos de barras para vender os seus produtos no varejo. São essas pessoas que a Códigos de Barras Brasil é capaz de ajudar.

O que é um pacote gerado de código de barras e o que ele inclui?

O pacote de código de barras é um arquivo ou uma pasta zipada que é gerado e enviado para o cliente. Incluído no pacote de código de barras estão algumas coisas essenciais. Estas são:

  • Cada código de barras em 2 formatos – EAN-13 (padrão mais usado no Brasil) e o código de barras UPC (que é usado no mundo inteiro); assim, você pode escolher qual é o melhor código de barras para sua necessidade a depender do sistema que a sua loja opera. Não há um custo adicional para a geração dos 2 códigos. É o mesmo código, mas em 2 formatos.
  • a imagem do código de barras em 3 formatos de alta resolução – JPEG, TIFF, EPS, 
  • um certificado de autenticidade e uma garantia (para provar que você é o único proprietário legal do código de barras), 
  • um modelo de dimensionamento (para ajudar com a adição da imagem de código de barras para o desenho da sua embalagem), 
  • planilhas de númeração dos códigos,
  • a fatura ou nota fiscal, 

Os códigos estão prontos para impressão nas etiquetas ou embalagens do seu produto. Para pedir a geração de um pacote de códigos de barras, clique aqui.

O preço dos códigos de barras é cobrado em um único pagamento, e não há necessidade de taxas anuais com a Códigos de Barras Brasil. Apenas um pagamento e os códigos serão seus e válidos para sempre.

A Códigos de Barras Brasil oferece aos clientes a opção de comprar online usando Boleto Bancário, Transferência Bancária e Cartão de Débito ou Crédito (incluindo parcelas). Todas as compras de códigos de barras são seguras e feitas através do PagBrasil.

Depois do recebimento da confirmação ou comprovante do seu pagamento, o pacote de código de barras é enviado para o cliente. Isso pode levar apenas uma hora, mas, às vezes, pode demorar até 24 horas.

Você também pode entrar em contato conosco para podemos conversar sobre todas suas dúvidas. Você receberá um excelente serviço de nossos funcionários que são capazes de determinar rapidamente as suas necessidades de código de barras e, logo em seguida, entregar a quantidade de códigos pedida.