10 passos para criar a etiqueta perfeita para seu produto

12/06/2020
Por cbbr
etiqueta do produto

Criar a etiqueta perfeita do produto é muita responsabilidade.

Um excelente design de etiqueta pode fazer toda a diferença para o sucesso de um produto, especialmente considerando como a maioria dos compradores toma suas decisões sobre quais produtos comprar na loja.

Abaixo estão 10 das melhores dicas para criar o design perfeito da etiqueta do produto .

Faça sua pesquisa para criar a etiqueta perfeita

Antes de começar a pensar em sua etiqueta, mesmo através de rascunhos ou sites de vendas de etiquetas, é essencial que você faça uma pesquisa adequada.

Ao pesquisar rótulos de produtos, você precisa primeiro descobrir quem são os clientes-alvo do produto – idade, sexo, valores, educação etc. – essas são todas informações vitais que ajudarão a informar suas decisões de design.

Além de descobrir sobre o mercado-alvo, você também deve pesquisar produtos/marcas concorrentes o máximo possível.

Esta informação é importante por alguns motivos.

Em primeiro lugar, ajudará a evitar o design de uma etiqueta muito próxima de um produto concorrente; e, em segundo lugar, informará que tipo de design criar para atrair a população.

Excelente Comunicação

Ao criar um rótulo de produto para um cliente, é sua responsabilidade apresentar um design prático.

No entanto, para elaborar esse plano, você precisará de algumas informações do cliente.

As coisas mais importantes que você precisa saber do cliente são:

Muitas vezes, você pode usar um logotipo, mas esse nem sempre é o caso.

Se precisar haver um logotipo projetado para o produto, será necessário levar isso em consideração ao obter um preço pelo design da etiqueta.

Há momentos em que você poderá usar uma fonte para o nome do produto em vez de criar uma marca ou símbolo completo, mas sempre discuta isso com o cliente no início do projeto.

  • Onde o produto será vendido? – Isso é outra coisa importante a descobrir, pois permitirá que você saiba como diferenciar melhor o produto.

Por exemplo, se você estiver projetando uma etiqueta de produto para suco de laranja que será vendido em supermercados, será necessário diferenciá-lo de todos os produtos que serão colocados ao lado do corredor.

Um produto vendido apenas online exigirá uma abordagem diferente.

  • A quem o produto se destina? – Embora o próprio produto forneça algumas indicações sobre quem é o consumidor-alvo geral, você deseja descobrir o máximo possível o quanto antes.

O simples fato de saber que um produto é destinado a mulheres com menos de 30 anos ou homens de 18 a 30 anos não lhe dará o suficiente para criar o melhor tipo de etiqueta.

Você deseja descobrir quais são seus valores, seu nível de escolaridade, que outros tipos de produtos eles costumam comprar – qualquer coisa que o ajude a criar o rótulo.

  • Qual é a Proposta de Venda Exclusiva do produto? – Você também deseja descobrir pelo cliente qual é o ponto de venda exclusivo do produto.

Se o produto tiver uma Proposta de Venda Exclusiva definida, isso certamente é algo que você desejará incluir no design da etiqueta, seja usando palavras, imagens ou ambas.

As etiquetas de embalagem do produto não são fáceis de criar bem; portanto, você deseja se equipar com o máximo de informações possível antes de iniciar o processo de design.

Descubra quais materiais de embalagem serão usados

Muitas vezes, ao criar uma etiqueta em nome de um cliente, os materiais de embalagem que serão usados não serão decididos.

Isso é perfeito, pois permite que você insira e pense sobre a melhor estética geral do produto que está criando.

Nos casos em que o material da embalagem já foi acordado, você certamente deseja saber tudo sobre ele – seu tamanho, de que é feito, se é transparente ou opaco, etc.

Essas são todas as informações vitais que informarão as decisões que você toma ao criar o rótulo.

Crie uma hierarquia de informação

Projetar um rótulo de produto não significa apenas criar um design atraente que ajude a vender o produto, mas também forneça informações vitais aos consumidores.

Certos elementos obviamente exigem destaque no rótulo, a saber, o nome do produto, o slogan e o logotipo da empresa.

Quando se trata do restante das informações na etiqueta, você precisa decidir como e onde elas serão exibidas na embalagem.

Algumas informações essenciais que você precisará incluir na etiqueta incluem o código de barras, o preço e as informações nutricionais.

Escolha o esquema de cores certo

A escolha das cores corretas é um dos aspectos mais importantes no design de um ótimo rótulo de produto.

As cores usadas dependerão de muitos fatores, incluindo o tipo de produto para o qual você está projetando o rótulo, quem é o consumidor-alvo e as cores usadas pelas marcas concorrentes.

Geralmente, as cores usadas são informadas pelo design geral da embalagem.

Por exemplo, se você estiver criando uma etiqueta com muitas imagens animadas e tipografia divertida, faz sentido usar cores vivas e ousadas para combinar com o tema geral.

No geral, as cores do produto devem ajudá-lo a se destacar das marcas concorrentes e a chamar a atenção dos consumidores.

A tipografia correta é essencial

Uma etiqueta típica do produto conterá muito texto e, portanto, a escolha da tipografia correta para refletir o produto é fundamental.

Como haverá muitas informações no rótulo, primeiro você deve pensar em qual tipografia será usada nas partes mais importantes do design, como o nome e o slogan do produto.

Dependendo das suas habilidades como designer, você pode optar por criar letras personalizadas à mão para o rótulo, em vez de depender de uma fonte pré-existente.

A vantagem disso é que você pode criar algo exclusivo para o produto.

Pense na Proposta de Venda Exclusiva do produto o tempo todo

O objetivo final de um rótulo de produto é primeiro chamar a atenção dos consumidores e depois convencê-los por que eles deveriam comprar o produto.

A melhor maneira de fazer isso é melhorando a Proposta de Venda Exclusiva do produto.

Às vezes, um produto não possui uma Proposta de Venda Exclusiva definida, mas mesmo se não tiver, você ainda pode pressionar os pontos positivos do produto, seja ele saudável, com bom valor, conveniente, etc.

O conhecimento da Proposta de Venda Exclusiva do produto não apenas ajudará você a decidir quais informações devem ser mais destacadas no rótulo, mas também ajudará a tomar decisões críticas de design durante o processo.

Considere quais elementos visuais você usará

Tipografia e cores são essenciais quando se trata de uma etiqueta de produto.

Tão importante quanto isso, são os elementos visuais do design, as fotos e ilustrações.

Imagens e ilustrações são particularmente úteis para criar uma sensação em torno do produto que você não pode fazer apenas com as palavras.

O tipo de imagem que você deseja usar e o estilo em que ela depende dependerão muito do produto para o qual você está criando.

Se você estava criando um rótulo para uma nova cerveja com sabor de uma empresa de cerveja local, por exemplo, pode incluir imagens de barris de cerveja ou um pub em estilo rústico.

Saiba que existem restrições para criar a etiqueta

Você pode ter algo muito elaborado em mente, como tipografia tipográfica, elementos de design elevados, etc.

No entanto, isso pode não ser prático para o seu cliente.

Portanto, você deve sempre descobrir quais restrições existem, se houver, antes de iniciar o design.

Isso é algo que você deve saber desde o início, pois você não deseja seguir o design apenas para descobrir que uma cor específica que você está usando não é possível.

Certifique-se de envolver o cliente no processo

Ao criar um design em nome de um cliente, você deve sempre mantê-los atualizados e envolvê-los no processo de design.

Designers diferentes têm abordagens diferentes quando se trata de quanto eles envolvem o cliente no processo de design.

Alguns preferem incluir o cliente o máximo possível em cada estágio do projeto para que eles possam obter sua aprovação.

Outros designers fornecerão apenas atualizações mínimas.

Em qualquer um dos casos, é importante obter feedback antes de se comprometer com alterações significativas no design, pois pode haver um bom motivo para o cliente não querer isso.

Ao seguir os 10 passos para criar a etiqueta para impressão perfeita para o código de barras do produto, você terá uma excelente chance de criar etiquetas de produtos que ajudarão a aumentar as vendas e se destacar da concorrência. Utilize o nosso serviço de impressão de etiquetas de códigos de barras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *