Etiquetas de Código de Barras: Como Escolher para Impressão

23/08/2019
Por cbbr
etiquetas de codigo de barras

Todo mundo que trabalha com venda de produtos precisa saber a importância das etiquetas de código de barras adesivas. Elas podem ser um importante diferencial de seus produtos!

E entender sobre etiquetas adesivas ajuda na hora de etiquetar cada produto, pois você saberá quais são as melhores etiquetas para cada tipo de material. Dessa forma, poderá fazer a escolha mais adequada!

Existem diversos tipos de etiquetas adesivas, elas podem ser removíveis, permanentes e há até mesmo substratos para maior fixação em materiais lisos ou porosos. Além disso, elas podem ser escolhidas de acordo com a agressão que a etiqueta sofrerá.

Uma vez que elas podem ser expostas a raios UV, químicas diversas, contato com alimentos e outros materiais e temperaturas extremas, como excesso de frio ou de calor.

Portanto, aproveite agora mesmo para entender o que são as etiquetas adesivas! E veja também as informações que disponibilizamos para ajudá-lo a escolher as opções mais adequadas para a sua empresa!

O Que São Etiquetas Adesivas de Código de barras?

As etiquetas adesivas estão presentes em diversos produtos, podem ser utilizadas como etiquetas de preço, rótulos de informações sobre os produtos, códigos adesivos e etiquetas de códigos de barras.

As etiquetas adesivas são compostas por três elementos, confira abaixo:

  • Adesivo: que pode ser removível, acrílico, permanente, de borracha e em diversas gramaturas
  • Frontal: que pode ser de diversos tipos de papéis, plástico e filmes
  • Liner: papel que vem depois da cola com diversas opções de tipos e gramaturas

O frontal, que é o material da etiqueta em que são impressas as informações pode ser de papel para impressão térmica, papel couche, papel laminado, papel fluorescente ou papel offset.

Também pode ser de plásticos e filmes como poliéster, nylon, vinil, polipropileno, BOPP, pet e tyvek.

Tipos de Etiquetas de Código de Barras Mais Comuns

tipos de etiquetas

Existem algumas etiquetas que são mais comuns de serem utilizadas em relação às outras. É o caso das etiquetas pimaco, de papel couche, de BOPP fosco e em bobinas de adesivos.

A etiqueta de papel couche é o padrão utilizada nas etiquetas de códigos de barras nos tamanhos:

  • 34mm x 23mm;
  • 40mm x 30mm;
  • 100mm x 50mm.

Para este tipo de etiqueta o ideal é a utilização de ribbon de cera.

Outra etiqueta bastante comum é a de BOPP fosco que possui acabamento em filme. Ela é impermeável e perfeita para ser utilizada em produtos congelados ou que precisam de maior resistência. El Os tamanhos mais comuns para a etiqueta de BOPP são de:

  • 34mm x 23mm;
  • 40mm x 30mm;
  • 100mm x 50mm.

Para a etiqueta de BOPP fosco o ribbon mais apropriado é o misto. Existem diversos tipos de ribbon para fazer a impressão nas etiquetas, veja a seguir!

Ribbons Para Impressoras Térmicas

Os ribbons, também conhecidos como Thermal Transfer Ribbons, são suprimentos utilizados em automação comercial. Eles são filmes tintados para impressoras térmicas, podem ser em resina, cera ou mistos.

Para fazer a escolha do ribbon ideal é necessário conhecer bem qual é a sua necessidade. Ela pode estar de acordo com a impressora utilizada ou de acordo com os materiais utilizados na etiqueta.

As impressoras podem ser para a criação de etiquetas de códigos de barras, near edge e rotuladoras para embalagens flexíveis, etiquetas ou tags.

Confira abaixo os tipos de ribbons:

  • Ribbons de cera
  • Ribbons de resina
  • Ribbons mistos ou cera-resina
  • Ribbons coloridos
  • Ribbons sem solvente
  • Ribbons têxteis
  • Ribbons near edge
  • Ribbons super resina ou ultra resina

É extremamente importante fazer a escolha adequada para criar as suas etiquetas adesivas!

Como Escolher Suas Etiquetas Adesivas?

etiquetas adesivas
Etiquetas Adesivas

Para escolher suas etiquetas adesivas você precisa identificar para quais propósitos elas serão utilizadas. Elas podem ser etiquetas para rótulos de códigos de barras e para códigos adesivos, por exemplo.

Além disso, você pode seguir estas importantes etapas. Confira agora mesmo!

Etiquetas Permanentes ou Removíveis?

Este é o primeiro passo para você começar a escolher as etiquetas adesivas para a sua empresa. As etiquetas podem ser permanentes ou removíveis e você pode escolhê-las de acordo com a sua necessidade.

Caso você queira etiquetas adesivas para serem colocadas em cartões de crédito, calçados e acessórios, objetos decorativos ou utensílios de cozinha, é importante que as etiquetas possam ser retiradas pelo cliente de forma simples. Portanto, elas devem ser removíveis!

Se este for o caso, você pode optar por adesivos acrílicos, pois eles podem ser retirados facilmente e não deixam nenhum tipo de resíduo na peça em que foi colocado.

Outra ótima opção são os adesivos reposicionáveis, eles podem ser grudados e desgrudados diversas vezes.

Existem também as etiquetas adesivas permanentes. Elas são ideais para expedição ou identificação de ativos fixos.

Para Quais Superfícies?

O segundo passo é definir para quais superfícies sua empresa precisará de etiquetas. O adesivo das etiquetas pode ser acrílico, à base de borracha ou para superfícies de difícil adesão.

Sendo assim, para superfícies lisas como porcelanas, vidros e papéis, o adesivo adequado é o acrílico. Para superfícies porosas como madeira ou tecido a melhor escolha é o adesivo à base de borracha.

Já no caso das superfícies de difícil adesão como concreto ou pneu, o ideal é a aplicação de etiquetas adesivas específicas.

Em Quais Temperaturas e Ambientes as Etiquetas Serão Expostas?

Para fazer a melhor escolha de etiquetas para a sua empresa é necessário saber em quais ambientes e temperaturas elas serão submetidas. Procure definir se elas serão expostas à temperaturas altas ou baixas, e se ficarão em ambientes internos, externos ou em ambos.

Ao fazer estas definições você encontrará quais são as recomendações para a exposição em cada tipo de temperatura. Assim como, poderá contar com etiquetas adesivas específicas para cada tipo de ambiente.

Tipos de Agressões Que as Etiquetas Adesivas Podem Sofrer

Outro ponto muito importante que precisa ser previsto para a escolha das etiquetas adesivas é quais são as agressões que elas podem sofrer. Por exemplo, se elas estarão sujeitas a temperaturas extremas, raios UV, lama, chuva, graxa, entre outros.

Dessa forma, ao identificar quais serão as possíveis agressões, basta procurar as etiquetas adesivas recomendadas para cada caso. Assim, elas não soltarão ou serão desgastadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *