6 dicas importantes para gerenciamento logístico

29/06/2020
Por cbbr
gerenciamento logístico

Gerenciamento eficiente é a chave do sucesso, especialmente no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Existem vários fatores envolvidos no gerenciamento logístico eficaz, por exemplo, automação e coordenação perfeita. Mas sempre há uma margem para improvisar o processo. Quando sua empresa testemunha crescimento, você deve encontrar maneiras de otimizar os processos de planejamento logístico para melhorar a produção. Aqui, discutimos algumas dicas cruciais para gerenciar a logística de maneira mais eficaz.

Dicas importantes para gerenciamento logístico eficaz e otimização de rede

Planejamento Adequado

O primeiro passo para realizar uma tarefa é o planejamento. Agora, o planejamento encapsula vários fatores. Envolve a aquisição de mercadorias, instalações de armazenamento e entrega de produtos no local exato.

Além desses, os outros parâmetros são: tempo, transporte e custos. Um operador da cadeia de suprimentos deve ser capaz de elaborar o fluxograma para toda a operação. O objetivo do planejamento é atingir o máximo de trabalho no menor tempo possível. Ao mesmo tempo, o planejamento deve ter como objetivo maximizar os lucros.

O planejamento adequado é um plano inteligente, mas um gerente experiente também poderá se preparar para as circunstâncias imprevistas. Essas situações podem estar relacionadas a:

  • Os produtos
  • Indisponibilidade do transporte
  • Qualquer problema interno na organização
  • Pesquise e escolha a classe de frete correta.

Para isso, deve existir um plano de contingência para evitar falhas na logística. O processo de planejamento de logística está incompleto sem um plano de emergência.

Adote a automação

Na era da automação, a tecnologia desempenha um papel importante no aumento da eficiência de uma organização. A automação tem um papel vital na otimização de processos de negócios. Existe um software valioso que pode ser implantado no processo de logística.

Por exemplo, o software de processo de negócios pode ser integrado, fornecendo atualizações oportunas sobre a movimentação de mercadorias. O operador e o cliente obterão detalhes sobre:

  • As mercadorias enviadas do fornecedor
  • Compra das mercadorias no depósito e, por último,
  • Entrega da mercadoria no destino

Isso economiza uma quantidade considerável de tempo porque a interferência manual é eliminada. Além disso, o rastreamento preciso ajuda a melhorar o gerenciamento geral do processo.

Da mesma forma, os detalhes da conta e os funcionários podem ser gerenciados usando um software específico desenvolvido para essas tarefas. Portanto, a empresa de logística deve adotar a tecnologia para aumentar a produtividade.

Relações de Valor

A equipe é um aspecto essencial de uma organização responsável pelo crescimento. Seja o entregador ou o gerente do armazém, todos devem ser perfeitos em seus respectivos campos de trabalho.

Para isso, você precisa investir em

treinamento dos colaboradores apropriado. Oficinas de treinamento regulares mantêm os funcionários atualizados com as últimas tendências do setor de logística. Isso ajuda no aumento da eficiência e satisfação dos clientes.

O gerente de logística com habilidades interpessoais impecáveis é crucial para a organização. Há momentos em que as coisas não funcionam de acordo com o plano. Nessa situação, em vez de entrar em pânico, você precisa de uma pessoa confiável que possa resolver os problemas com a máxima eficiência.

Além disso, o gerente deve ter contatos com autoridade no setor. Isso pode ser benéfico ao aproveitar as oportunidades de negócios.

Gestão de Armazém

O gerenciamento logístico eficaz é incompleto sem o gerenciamento adequado do armazém. As operações de depósito dependem consideravelmente do tipo de mercadoria.

Por exemplo, produtos perecíveis, como laticínios, precisam de instalações de refrigeração. Os grãos devem ser armazenados em ambiente livre de umidade. Da mesma forma, as especificações variam de acordo com os produtos. A empresa de logística deve ter como objetivo desenvolver o estoque do armazém , para que haja desperdício mínimo de mercadorias.

Além disso, maximize a capacidade de armazenamento do armazém. Recomenda-se o uso de colunas verticais de armazenamento. A implementação eficaz do software para sequenciar os produtos é necessária, pois não deve haver atraso na localização do produto quando o pedido é feito. A equipe do armazém deve ser bem treinada para as operações do armazém.

Transporte Eficiente

O departamento de transporte pode ser analisado para diminuir as despesas da empresa de logística e, ao mesmo tempo, pode ser renovado para uma entrega mais rápida dos produtos. Os seguintes fatores devem ser considerados para um transporte eficiente:

  • Determinando a melhor rota de entrega. Uma empresa de logística deve optar pelo caminho mais curto e mais seguro. Isso é benéfico para economizar dinheiro e tempo.
  • Embalagem econômica, que também garante baixo investimento e segurança das mercadorias. Otimize a embalagem para que ela ocupe menos volume e não aumente o peso da embalagem.

Medir e improvisar

A otimização da rede logística está incompleta sem integrar medidas, análises e feedbacks. Ao implantar novas estratégias no sistema, você precisa medir a saída. Isso é importante, pois sugere o sucesso ou o fracasso da estratégia.

Ferramentas e software de medição devem ser integrados para determinar e classificar facilmente as informações conforme o requisito. Seu planejamento futuro depende fortemente das informações medidas. Analise as métricas relacionadas a diferentes operações. Isso inclui:

  • Métricas de tempo de ciclo
  • Métricas de custo, e
  • Métricas de serviço

Feedbacks generosos ajudam na improvisação. As ideias e sugestões dos funcionários devem ser registradas periodicamente. Isso garante que você gere um conjunto de ideias e, ao mesmo tempo, revela quaisquer falhas no sistema.

Conclusão

Se você deseja superar os concorrentes, deve adaptar a tecnologia mais recente e a abordagem inovadora. O objetivo do gerenciamento logístico eficaz é melhorar a eficiência das operações, garantindo a satisfação do cliente e aumentando a produtividade.

Essas dicas e estratégias são necessárias para a otimização do processo. Toda empresa de logística que está lutando para impulsionar suas operações, pode incorporar essas sugestões para a otimização da rede logística.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *