10 dicas para escolher um nome de empresa

18/07/2022
Por cbbr
nome de empresa

Você provavelmente tem muitas ideias criativas para o nome da sua empresa. Você pode até ter escolhido uma favorita.

Mas nomear seu negócio envolve muito mais do que apenas pensar em um nome que você gosta. Um bom nome refletirá a identidade e os objetivos da sua empresa. Isso ajudará você a se comercializar. E isso não vai colocá-lo em problemas legais.

O nome da sua empresa ficará com você por muito tempo, por isso é importante considerar cuidadosamente sua escolha antes de investir na criação de uma entidade comercial, na criação de um site e na criação de sinais e outros materiais promocionais. Aqui estão algumas dicas para você começar.

1. Evite nomes difíceis de soletrar.

Você não quer que clientes em potencial fiquem confusos sobre como encontrar seu negócio online. (Eu nunca entendi por que “Flickr” foi empurrado como o nome para o site de compartilhamento de fotos.) Você quer evitar ter que corrigir continuamente a versão incorreta do seu nome. Mantenha a simplicidade.

2. Não escolha um nome que seja muito semelhante ao nome de um concorrente

Enquanto você está procurando um nome exclusivo, fique de olho nos concorrentes que estão usando nomes semelhantes ao que você deseja. Evite nomes de negócios que possam confundir sua empresa e outro tipo semelhante de negócio em sua área geográfica. Por exemplo, se houver um “Blue Horizon Cuidados com Cabelos” em sua cidade, você não deve nomear seu negócio de “Blue Horizon Spa”.

Na pior das hipóteses, o outro negócio poderia acusá-lo de violação de marca registrada, e você poderia se encontrar lutando contra um processo. Mas mesmo que isso não aconteça, você quer que seu negócio tenha sua própria marca e identidade, e ser confundido com um concorrente raramente é uma coisa boa.

Você pode iniciar sua investigação fazendo uma pesquisa geral na Internet para empresas com nomes semelhantes. Você também pode pesquisar no banco de dados do Escritório de Marcas e Patentes do Brasil por nomes que foram registrados como marcas registradas. Ao pesquisar, certifique-se de verificar grafias e abreviações alternativas.

3. Escolha um nome que as pessoas possam soletrar e pronunciar

Pessoas que têm nomes longos, difíceis de pronunciar ou difíceis de soletrar tendem a se cansar disso. E embora isso possa ser irritante para um indivíduo, pode ser mortal para um negócio.

Atenha-se a palavras simples e memoráveis e não fique fofo com sua ortografia ou use siglas difíceis de lembrar.

4. Torne seu nome amigável à Web

É provável que você tenha um site e uma página no Facebook para o seu negócio. Sua empresa também pode estar ativa em outras plataformas de mídia social. Faça sua pesquisa e descubra se você pode obter um nome de domínio que corresponda ao nome da sua empresa, bem como contas de mídia social em seu nome.

Para nomes de domínio, simples e memorável é melhor. Uma ortografia incomum ou um nome longo pode parecer ótimo para você, mas pode dificultar que os clientes em potencial o encontrem online ou digitem seu nome com precisão em um e-mail.

5. Seja memorável, mas não muito original

Idealmente, você poderá obter proteção de marca registrada para o nome da sua empresa. Mas para as pequenas empresas, isso pode ser complicado.

Nomes genéricos ou geográficos de empresas como “São Paulo Pizza” podem ser ótimos para atrair clientes, mas eles não podem obter proteção de marca registrada. Por outro lado, os nomes que criam as marcas comerciais mais fortes são compostos por nomes como “Xerox”, o que pode deixar os potenciais clientes de uma pequena empresa a coçar a cabeça.

Tente encontrar um equilíbrio escolhendo um nome único e criativo, mas que ainda descreva a qualidade do seu negócio.

6. Escolha um nome que seja consistente com a sua marca

O que distingue sua empresa de seus concorrentes? É uma localização conveniente? Grande seleção? Possui um ótimo atendimento ao cliente Conhecimento e experiência? Quem é o seu cliente ideal ou cliente?

Antes de escolher um nome de empresa, descubra pelo que você quer ser conhecido. E então escolha um nome que reflita essa qualidade. “Lava Jato Rápido” e “Lava Jato de Toque de Veludo” descrevem o mesmo tipo de negócio, mas transmitem imagens diferentes e atraem clientes diferentes.

7. Obtenha o nome de domínio .com.

Minha forte preferência é que você proteja o nome de domínio “.com” para sua empresa em vez de alternativas como .net, .org, .biz ou outras extensões de domínio possíveis. Os clientes tendem a associar um nome .com a uma empresa mais estabelecida. Sem dúvida, alguém já possuirá seu desejado nome .com, mas muitos proprietários de domínio estão dispostos a vender seu nome pelo preço certo.

Pense em adquirir o nome .com que você deseja como um investimento de negócios. Você pode verificar a disponibilidade de um nome de domínio em sites como GoDaddy.com ou NetworkSolutions.com e, se o nome de domínio for usado, muitas vezes você pode rastrear o proprietário do nome de domínio e ver se ele está disposto a vendê-lo usando a ferramenta “Whois” no GoDaddy ou Network Solutions.

Além disso, certifique-se de obter o nome comercial desejado em sites populares de mídia social, como Facebook, Twitter e Pinterest.

8. Use um nome que transmita algum significado.

Idealmente, você quer que o nome da empresa transmita algo significativo e positivo relacionado ao seu negócio. As pessoas podem entender instantaneamente sobre o que é o seu negócio? Embora nomes sem sentido como “Google”, “Yahoo” ou “Zappos” tenham algum apelo devido à sua atratividade, esses tipos de nomes custarão muito mais para a marca.

9. Use os recursos disponíveis para fazer brainstorming de nomes.

Há uma série de sites que podem ajudá-lo a fazer um brainstorming de nomes, usando um Gerador de Nome para Empresas (que gere ideias de nomes empresariais e verifique a disponibilidade do domínio simultaneamente) irá ajudá-lo muito a saber o nome comercial certo para a sua marca.

10. Não se limite.

Às vezes, uma empresa escolhe um nome que corresponda à cidade em que está localizada – Cleveland Garden Care, por exemplo. Mas o que acontece quando a empresa decide expandir para Akron? O apelido da cidade que antes parecia tão perfeito não se encaixa mais – e pode até afastar os clientes.

O mesmo se aplica aos nomes que descrevem seus serviços. Se você for muito específico, poderá usar um nome impróprio assim que expandir suas ofertas. Certifique-se de que seu nome permite que sua empresa cresça e mude.

Escolher um nome é uma das partes mais emocionantes e criativas de começar um novo negócio. Antes de se comprometer com um nome, no entanto, pesquise as diretrizes legais do seu estado e certifique-se de que ele esteja disponível. E certifique-se de escolher um nome que reflita a imagem desejada da sua empresa e as metas de longo prazo

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