O que é o posicionamento de produto?

06/09/2022
Por cbbr
etiqueta de produto

O posicionamento de produtos é o processo de determinar a posição de novos produtos na mente dos consumidores. Inclui analisar as posições do mercado e dos concorrentes, definir a posição de um novo produto entre os existentes e comunicar a imagem do produto de uma determinada marca.

As empresas podem implementar o posicionamento do produto usando canais de comunicação, preços ou qualidade dos produtos para se destacar e ser reconhecível. Neste artigo, discutiremos a importância do posicionamento do produto e seus benefícios, falaremos sobre várias estratégias, exploraremos as etapas que você precisa tomar para posicionar seu produto e veremos vários exemplos.

Por que o posicionamento do produto é importante?

Cada marca tem que conhecer seus clientes para fornecer um produto que ressoe com suas necessidades. Uma estratégia bem pensada pode determinar a posição deste produto no mercado e identificar seus benefícios para os consumidores.

O processo envolve a criação de uma imagem específica de uma marca e seus produtos na mente dos consumidores e a identificação dos principais benefícios para mostrar como um determinado produto difere das alternativas dos concorrentes. Depois, a diferença é comunicada ao público-alvo de uma marca através dos canais de comunicação mais eficazes. As mensagens que as marcas transmitem aos seus clientes devem despertar interesse.

Os profissionais de marketing precisam determinar as melhores maneiras de apresentar produtos específicos e atingir seu público-alvo com base nas necessidades dos clientes, alternativas competitivas, os canais de comunicação mais eficazes e mensagens personalizadas. A implementação de estratégias de posicionamento de produtos permite que as empresas criem mensagens que atendam às necessidades e desejos de seus clientes e as estimulem a comprar.

Há ainda mais profissionais que esse tipo de marketing pode trazer, então confira nossa lista para conhecer todos eles.

Benefícios do posicionamento do produto

Preparamos os principais benefícios do posicionamento de produtos que mostram por que é uma das táticas de marketing mais eficazes. Ele ajuda a:

  • identificar os principais benefícios de um produto e combiná-los com as necessidades dos clientes;
  • encontrar uma vantagem competitiva mesmo quando o mercado muda;
  • atender às expectativas dos clientes;
  • reforçar o nome da sua marca e seus produtos;
  • conquistar a fidelidade do cliente;
  • criar uma estratégia de promoção eficaz;
  • atrair diferentes clientes;
  • melhorar a capacidade concorrencial;
  • lançamento de novos produtos;
  • apresentar novas características dos produtos existentes.

Agora que você conhece as vantagens, passaremos para a próxima seção para revisar as estratégias de posicionamento do produto.

5 Estratégias de Posicionamento do Produto

Embora muito tempo seja dedicado ao desenvolvimento de produtos, apenas algumas empresas pensam em como os consumidores perceberão o produto quando ele já estiver no mercado. O posicionamento do produto tem a ver com a compreensão dos produtos que você decide apresentar às massas. É por isso que é fundamental prestar atenção ao que seus clientes pensam. Vamos explorar as principais estratégias que o ajudarão a definir a posição do seu produto.

  • Posicionamento baseado em características. As marcas conferem certas características aos seus produtos que visam a criação de associações. Ele é feito para fazer com que os consumidores escolham com base na imagem da marca e nas características do produto. Vejamos a indústria automobilística, por exemplo. Uma pessoa que se preocupa com a segurança provavelmente escolherá a Volvo por causa do posicionamento da marca. Ao mesmo tempo, outro cliente que presta atenção à confiabilidade preferiria a Toyota.
  • Posicionamento baseado em preços. Essa estratégia envolve associar sua empresa a preços competitivos. As marcas geralmente se posicionam como aquelas que oferecem produtos ou serviços pelo menor preço. Vejamos os supermercados, por exemplo. Eles podem se dar ao luxo de fornecer aos clientes produtos a preços mais baixos por causa dos custos mais baixos que pagam pelo transporte e distribuição, enorme volume de negócios e uma grande aquisição de mercadorias. Como resultado, muitos consumidores já conhecem os supermercados com preços atraentes e os escolhem sem considerar outras opções.
  • Uso ou posicionamento baseado em aplicativos. As empresas também podem se posicionar associando-se a um determinado uso ou aplicativo. As pessoas que aderem a um estilo de vida saudável criam uma grande demanda por produtos que ajudam a aumentar o desempenho na academia. Assim, muitas empresas oferecem suplementos nutricionais. Essas marcas vendem suplementos ricos em calorias, vitaminas e minerais.
  • Posicionamento baseado em qualidade ou prestígio. As marcas de que estamos falando agora não se concentram em seu preço; elas se concentram em seu prestígio ou alta qualidade. Às vezes, é a reputação que faz uma marca atrair clientes. Vejamos a Rolex, por exemplo. Esta famosa marca de relógios está associada à conquista e excelência no esporte e é popular entre pessoas poderosas e ricas.
  • Posicionamento baseado em concorrentes. A estratégia envolve o uso de alternativas dos concorrentes para diferenciar produtos e destacar suas vantagens. Ajuda as marcas a distinguir seus produtos e mostrar sua singularidade.

A diferença está clara agora, então é hora de seguir as etapas necessárias para o posicionamento bem-sucedido do produto.

 

10 etapas para posicionar seu produto

A maneira como seus clientes percebem sua marca é crucial, pois eles definem seu volume de vendas, o sucesso de seu negócio e os lucros que sua empresa obterá. Portanto, você deve estar pronto para apresentar seus produtos de forma honesta e eficaz. Para fazer isso, você precisa considerar as etapas a seguir.

  1. Defina seu público-alvo. Conhecer as necessidades, desejos, dados demográficos e interesses de seus clientes permite que você dê a eles o produto pelo qual eles se esforçam. Dessa forma, você pode alcançar seu público-alvo e motivá-lo a comprar seus produtos. Para isso, você precisa estar bem preparado e operar as informações necessárias.
  2. Identifique os principais benefícios do seu produto. Os benefícios são uma prioridade máxima para qualquer cliente que queira resolver um problema específico. Como proprietário de uma empresa, você precisa conhecer todas as peculiaridades de seus produtos ou serviços, incluindo suas características e vantagens. Você precisa identificar suas principais vantagens e comunicá-las às massas para que elas possam considerar seu produto ao revisar várias opções.
  3. Estabelecer credibilidade da marca. Você precisa criar uma marca na qual as pessoas possam confiar para construir relacionamentos de confiança e incentivar seus clientes a fazer compras repetidas. Os consumidores estão mais inclinados a fazer compras repetidas de empresas com boa reputação e alta credibilidade. Lembre-se de não fazer promessas que você não pode cumprir e reivindicações que não podem ser verificadas. Priorize a honestidade e a transparência, pois elas o ajudarão a construir uma estratégia saudável de posicionamento do produto.
  4. Ofereça uma proposta de valor única. Comunique o valor que seu produto pode trazer ao seu público-alvo. Você precisa estar ciente do fato de que os consumidores não escolherão um produto se não puderem se beneficiar dele. Explore o seu produto, encontre os seus benefícios e procure os canais de comunicação mais adequados para os transmitir aos seus clientes potenciais e clientes de forma eficaz.
  5. Considere a segmentação do público. Se você deseja obter os melhores resultados, precisa segmentar seu público, pois seu produto não pode satisfazer todas as necessidades de seus clientes. Você pode dividi-los em grupos com base em seus interesses, características e necessidades para criar mensagens personalizadas. Como resultado, você poderá apelar para seus desejos e necessidades individuais e fornecer a eles seu produto como solução.
  6. Crie suas mensagens. Depois de segmentar seus clientes, é necessário selecionar os canais de comunicação certos para cada grupo. Alguns deles podem preferir plataformas de mídia social, mas outros podem usar canais tradicionais como TV e rádio. Pense em escrever uma declaração de posicionamento (uma descrição de um produto, seu público-alvo e como esse produto pode resolver um problema que surge). Ele ajudará você a preparar mensagens personalizadas e eficazes que atendam às necessidades e preferências de cada grupo.
  7. Faça uma análise competitiva. Assim que sua mensagem estiver pronta, você precisa avaliar os negócios de seus concorrentes e os produtos ou serviços que eles oferecem. A pesquisa de concorrentes dá a você uma compreensão clara de seus rivais, suas ofertas e o que torna seu produto diferente de uma maneira positiva. Depois disso, você estará ciente das características distintivas e dos benefícios que seu produto tem, seus valores fundamentais, inovações e várias melhorias que sua empresa oferece aos consumidores.
  8. Demonstre sua experiência. Explique aos seus clientes por que eles devem escolher você em vez de seus concorrentes. Você também deve provar que seu produto é melhor e que tem vários benefícios úteis para os consumidores. Existem várias maneiras de mostrar a qualidade do seu produto ou seus benefícios: testes, ensaios, demonstrações, etc.
  9. Concentre-se na sua vantagem competitiva. Esses são os fatores que permitem à sua empresa fabricar produtos melhores ou mais baratos e superar seus concorrentes. Você precisa falar sobre o benefício real que seu produto oferece. Os clientes devem realmente precisar deste produto e obter seu valor visível. Também inclui manter-se atualizado e adaptar-se às novas tendências e inovações.
  10. Mantenha a posição da sua marca. Depois de atingir essa etapa, você precisa manter a posição da sua marca para que os clientes continuem comprando seus produtos. Se você pretende operar isso com sucesso, nunca deve comprometer a qualidade e aumentar ou reduzir drasticamente os preços, pois isso pode tornar os clientes suspeitos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *