Por que a satisfação dos clientes é tão importante?

21/05/2017
Por cbbr
satisfação dos clientes é importante

Se você é dono do seu próprio negócio, você deve ouvir constantemente sobre a importância de atender bem os clientes e entregar o que promete, afinal a satisfação dos clientes é extremamente importante.

Existem diversos motivos pelos quais você precisa de clientes satisfeitos, por isso, lembre-se: o seu contato com o cliente não pode terminar no momento da venda do seu produto ou serviço. É extremamente importante que você assegure que esse cliente esteja satisfeito com a sua marca e possa até se tornar um porta-voz dela.

Confira abaixo alguns motivos pelos quais a satisfação do cliente é tão importante:

1. Cliente satisfeito compra novamente.

Se você realizou uma venda e o cliente gostou muito do seu produto, serviço e atendimento, a probabilidade de ele fazer uma nova compra no futuro é bem maior. Por isso, não deixe de fazer pesquisas para saber como sua empresa está sendo vista pelos seus consumidores. Uma breve avaliação de 1 a 10 no final do seu contato pode ser um bom parâmetro para saber se o seu cliente irá comprar novamente.

2. Você se diferenciará no mercado.

Por mais óbvio que pareça, acredite, não são todas as empresas que se preocupam com a satisfação dos clientes e, nem mesmo, agradar seus clientes. Uma prova disso são as inúmeras reclamações de consumidores que compraram produtos que não atenderam suas expectativas e muitas vezes não recebem o retorno de quem os vendeu. Ou seja, se o seu relacionamento com o cliente não terminar no momento da venda, você certamente estará à frente da maioria dos seus concorrentes.

3. Clientes fiéis pagam caro pelo seu produto!

É sempre bom conquistar novos clientes, mas você sabia que é muito mais caro para uma empresa atrair novos clientes do que manter os já existentes? E o outra, você sabia que clientes satisfeitos com um serviço ou produto muitas vezes preferem continuar comprando da sua empresa de confiança, mesmo pagando mais caro, do que buscar por outra? Ou seja, se você estiver pretendendo aumentar os seus preços, lembre-se antes de possuir muitos clientes fiéis à sua marca.

4. Recomendações é a chave para o crescimento de qualquer negócio.

Você já observou a quantidade de programas de indicações que possuem no Brasil hoje em dia? Diversas são as empresas que oferecem descontos, prêmios, brindes, em troca de você indicá-las para seus amigos. Porém, você sabe o que mais faz com que as pessoas recomendem um produto ou serviço? O índice de satisfação delas. Se você conseguir superar as expectativas dos seus clientes com a sua marca, eles provavelmente vão indicar você para um amigo. E o melhor, você não vai precisar pagar nada a eles por isso.

5. Você saberá que está no caminho certo quando a satisfação dos clientes for completa!

Iniciar um negócio não é fácil para ninguém e nós já falamos sobre isso aqui no blog da Códigos de Barras Brasil. Mas fazer com que os seus clientes se sintam importantes para a sua empresa é um desafio ainda maior. Porém, saiba que é exatamente isso que garantirá a longevidade do seu negócio. Dificilmente uma empresa já começará com uma base enorme de clientes satisfeito. Logo, preste atenção em todos os comentários e aprenda com o comportamento dos seus consumidores. Só assim você saberá se está no caminho certo ou o que precisa fazer para melhorar.

Muitas empresas realizam pesquisas de satisfação semestralmente. No entanto, não deixe que essas pesquisas se tornem algo chato que incomoda o consumidor. Tente não ser invasivo, saiba o momento exato para perguntar sobre a percepção dele com a sua marca e fale com ele o motivo real da pesquisa, afinal, você quer oferecer um produto ou serviço cada vez melhor para atendê-lo.

Agora chegou a hora de colocar essas dicas em prática e ver o seu número de clientes aumentar!

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